quinta-feira, 30 de junho de 2016

Descubra as diferenças entre união estável e casamento civil

Descubra as diferenças entre união estável e casamento civil

nquanto a sociedade promove o teste de morar junto antes do casamento, quem já fez isso fala sobre as consequências negativas dessa decisão

Recentemente, uma revista de comportamento publicou uma matéria de capa com o seguinte título: “Teste antes de casar”. O objetivo da reportagem era contar as vantagens de um casal morar junto antes de oficializar a união e promovia essa atitude. Mas será que unir as escovas de dentes sem casar é uma boa opção? A equipe da Folha Universal conversou com especialistas e com um casal que vivia uma união estável para saber se essa é a melhor escolha para manter o relacionamento. 
No entanto, antes é preciso entender quais são as diferenças entre união estável e casamento civil. Segundo Fernanda Besagio Ruiz Ramos, de 33 anos, advogada especialista em direito público, “união estável é a relação de convivência entre duas pessoas, já o casamento civil é um contrato entre o Estado e duas pessoas que firmam a união com o objetivo de constituir família”.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as uniões estáveis já representam mais de 1/3 dos casamentos no Brasil. E pesquisadores da Universidade de Virgínia divulgaram há pouco tempo que casais que moram juntos sem oficializar a união confiam menos um no outro, essa forma de união propicia aumento no índice de separação e há mais chances de sofrer depressão.
Denise Moreno, psicóloga especialista em família, diz que, mesmo com tantas pesquisas indicando fatores negativos, muitas pessoas têm medo de “subir ao altar”. “Já atendi pacientes que vivem em união estável e todos se sentem inseguros em relação ao parceiro. Às vezes, o casal nem usa aliança porque não quer mostrar que tem um relacionamento sério”, explica.

 A cabeleireira Ângela Aparecida Oliveira Pereira Santos, de 31 anos, e o técnico de manutenção Wanderson Clayton de Souza Santos, de 30 anos, tentaram viver sob o mesmo teto sem ter um compromisso oficializado, uma vez que ela tinha pavor do casamento.
“Quando nos conhecemos, eu tinha 18 anos e ele 19. Pouco tempo depois do namoro, decidimos dormir juntos todos os dias. Mas eu não queria me casar, me assustava muito depender afetivamente de alguém e tinha receio de ser abandonada”, conta Ângela.
Wanderson afirma que hoje reconhece que a união estável foi uma péssima escolha para ambos. “Eu não me sentia comprometido nem casado e alguns anos depois nos separamos. Me lembro que na época comentei com a minha irmã que deveria ter casado, assim não teríamos nos separado daquela forma, teríamos lutado”, lembra.
Onze anos depois, ambos começaram a investir na vida espiritual e, por meio da leitura da Bíblia, entenderam a importância do casamento. “Entendi que Deus estabeleceu o casamento para que os homens formem uma aliança, visando o cumprimento dos planos Dele e o fortalecimento da família. Há quatro meses oficializamos a união civil”, orgulha-se a cabeleireira.
Ela completa dizendo que “o melhor de tudo é que não preciso gaguejar mais quando me perguntam se sou casada ou não (risos). Sinto-
me mais segura e ao lado de um homem de verdade. Sei que hoje tenho um relacionamento para a vida inteira. Então dou o meu melhor para que dê certo”, afirma.
Seu marido opina que morar junto sem casar é ilusório porque gera uma relação sem compromisso e sem cumplicidade. “Hoje temos duas filhas pequenas e posso dizer que elas têm um exemplo sólido, que é o sucesso do casamento dos pais. Amadurecemos, somos unidos e muito felizes”, conclui.
União estável ou união instável?
Os palestrantes e apresentadores Renato e Cristiane Cardoso explicam a necessidade de oficializar a união. “Muitas pessoas que apenas moram juntas até se amam, mas não têm uma relação equilibrada, porque a qualquer momento um pode sair da união, largar a outra pessoa, não existe um compromisso oficial”, diz Cristiane.
Renato frisa que a união estável não é a alternativa mais indicada. “Nós não aconselhamos essa opção como a melhor para os casais. Se o desejo é formar uma família, por que não casar?”, questiona.
Ele também rebate a posição da mídia e da sociedade quanto à tese do “teste antes de casar” (o famoso “vamos morar juntos para ver se dá certo”). Para ele, “existe uma promoção enorme para que os casais morem juntos antes do casamento, apesar de inúmeros estudos apontarem maior índice de fracasso nesse tipo de relação”.
Por isso, não entre na onda da sociedade nem do que a maioria diz ser o certo. Nos dias de hoje, tentam nos fazer crer que a falta de compromisso é a melhor opção, quando, na verdade, ela só é um caminho mais curto para a tristeza e para a solidão. Nem todos os conceitos difundidos pela modernidade devem ser seguidos. Muitas vezes são os valores considerados ultrapassados que proporcionam a felicidade verdadeira.
Qual a diferença entre união estável e casamento civil?
O casamento é formalizado por meio de uma celebração feita por um juiz de paz ou de direito. Depois, o casamento vai para o registro civil e é emitida uma certidão de casamento.
Já a união estável se forma da seguinte maneira: duas pessoas passam a viver juntas e formam uma família. As pessoas até podem fazer um pacto de união estável, mas é uma escolha do casal.
Uma das pessoas ou talvez as duas podem estar ainda casadas no civil com outras pessoas, estando apenas separados de corpos e, mesmo assim, estabelecer uma união estável com outras.
As desvantagens burocráticas da União Estável
Na dissolução por morte de uma das pessoas o parceiro não é considerado herdeiro obrigatório.
A partilha dos bens no caso da separação funciona como uma comunhão parcial. Só os bens adquiridos onerosamente durante o curso do casamento é que se atribuem ao outro cônjuge. Ou seja, não contam os bens que cada um já tinha antes de se casar.
Perante a sociedade, o casal não tem a obrigação de colocar o registro de casado em seus documentos nem precisa se declarar como casado. Há casos em que o casal se identifica apenas como namorado.
Como casar na Universal?
Se o casal quiser unir-se em matrimônio na Universal, ele deve converter o documento de união estável em casamento civil.
Em caso de dúvida, os noivos de qualquer parte do País podem entrar em contato pelo e-mail setorcasamentos@sp.universal.org.br, para mais esclarecimentos.




Voluntários da UNIVERSAL leva a cura dos vícios para os jovens internos da Fundação CASA.



Nesta ultima quinta feira, voluntários da IURD estiveram presentes, na Fundação Casa Vila Leopoldina, realizando um grande debate sobre drogas e suas conseqüências,
Para abençoar a unidade esteve presente, o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador de evangelização, nas unidades da Fundação Casa de São Paulo, fez uma oração, na qual abençoou a unidade, os adolescente, e funcionários, na oração pediu a Deus que cada adolescente pudesse ter um encontro com Deus.
Em seguida chamou os palestrantes para que pudessem desenvolver o debate.





O primeiro que falou foi o palestrante Robson de Moraes. Disse ele, eu gostaria, de deixar três coisas bem claras eu não vim julgar ninguém, eu vim simplesmente
Alertar vocês do mundo que tive a atras, eu quero que você pergunteesclareça suas duvida em relação as drogas.
adolescente pergunta:como você entrou no mundo das drogas,e qual foi sua primeira experiência?
Robson responde tudo aconteceu na minha vida por falta de esclarecimento, no tempo de escola com 13 anos,hoje eu não tenho um pedaço do meu corpo em conseqüência das drogas, infelizmente por pura curiosidade a minha primeira experiência foi com cocaína quando o amargo desce os dentes encavalam, a cocaína ela te da um ar de heroísmo, e você fica disposto a tudo.
Nelci Paiva pergunta: Cristiano quais foram suas experiências com as drogas?
Cristiano responde: Passei maus bocados por causa das drogas já experimente de tudo até êxtase, Quando a droga entra no organismo ela faz uma devastação, você perde totalmente a noção do que é certo ou errado, eu cheguei em um nível bem perto da morte.
José Maria Pergunta: É você Cristina como foi a sua experiência com as drogas?
Cristina responde: Passei pelo vale da sombra e da morte. Vivi um inferno, já passei pela Fundação Casa porque matei um policial, a minha experiência com as drogas foi a pior de todas já tomei até back, Em certas loucuras eu matava pelo simples prazer, sentia até gosto de sangue na boca,
Adolescente pergunta: Sra Cristina qual foi o momento mais difícil da sua vida?
Cristina responde: Foi quando vi minha mãe ser esquartejada pelos bandidos cortaram ela em pedaços e atearam fogo. Pois ela também era do mundo do crime.
Dimas Eugênio coordenador pergunta: O crime ele é ilusão e compensa?
Robson responde: O crime ele te dá prazer mais ao mesmo tempo ele te da uma rasteira.
Nelci pergunta você já colocou a sua família em risco?
Robson responde:
Sim ficava muito agressivo dentro de casa chegando ao ponto de colocar minha mãe em risco. Roubei um carro sem saber que era de um policial, os policiais foram atrás De mim na minha casa. arrebentaram a porta para me matar.Minha mãe ficou na minha Frente abriu a camisola e disse para o policial para matar meu filho vai ter que atirar em mim primeiro. Então um olhou para outro e disse que lá fora tinha muita gente e foram Embora sem atirar em mim.
Dimas coordenador pergunta: A droga ela está relacionada a dinheiro, vocês mais ganharam dinheiro ou gastaram?
Resposta: todos riram pois o dinheiro escoria pelo ralo.
Adolescente pergunta: vocês já tiveram overdose?
Resposta: os quatro já passaram por overdose.
Adolescente pergunta: Qual a cena que mais marcou no mundo do crime?
Robson responde:
Foi quando um jovem foi mandado comprar a droga, para um outro do grupo Mas quando ele voltou com a droga ele tinha usado um pouco. e quando chegou O que tinha mandado comprar percebeu e






O que mais me chamou a atenção foi o desabafo de um adolescente, disse: que aos treze anos de idade queria ganhar muito dinheiro e foi até ao candomblé fez um pacto com o mal e começou a ganhar muito dinheiro, e no decorrer do tempo foi perdendo tudo, e com isso começou a roubar, em uma dessas se deu mal e foi parar na Fundação Casa. Robson, convida o jovem que fez o pacto com o mal para fazer dessa vez um pacto com Deus, assim como ele fez um pacto com o diabo e o diabo destruiu sua vida, Deus irá reconstruir novamente. Após o debate Robson Moraes fez uma oração de libertação , para que cada adolescente com a ajuda de Deus reconstruísse suas vidas longes das drogas, e só isso é possível com a ajuda de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário