Você já ouviu falar das salas Skyen?
Tratam-se de locais em que usuários podem consumir drogas ilegais com supervisão médica
publicado em 22/01/2017 às 00:30.
Por Sabrina Marques / Foto: Thinkstock
As salas Skyen, ou salas Shoots, foram criadas especialmente para que dependentes químicos possam usar qualquer tipo de droga ilegal sob supervisão médica. Na Dinamarca, há seis salas em funcionamento desde 2012, que recebem diariamente mais de 500 pessoas para consumir entorpecentes.
Todos os equipamentos necessários para o consumo, incluindo agulhas para injeção, são oferecidos gratuitamente pelos abrigos, assim, os frequentadores do local devem somente se preocupar em levar as próprias drogas.
Os abrigos existem há mais de 30 anos e funcionam oficialmente em países como Suíça, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Canadá e Austrália. Já a França inaugurou a sua primeira sala em outubro de 2016, em um hospital de Paris, capital. O Reino Unido também deve aderir à ideia, já que a cidade de Glasgow, na Escócia, planeja abrir uma sala, inspirada no caso da Dinamarca.
A guerra contra as drogas
Sabemos que o uso de entorpecentes é um costume antigo e tem raízes culturais em diversas civilizações, seja em rituais ou cerimônias religiosas, de forma medicinal, no alívio de sintomas, ou para servir de pura diversão. Porém, as pessoas se esquecem, ou até mesmo preferem ignorar, que as drogas, tanto legais como as ilegais, são destrutivas e causam grandes danos.
Em entrevista ao site BBC Brasil, uma das frequentadoras da sala de consumo de drogas relatou que se prostitui só para manter o vício.
"Eu estou aqui de novo porque sinto muita dor. Eu vou ao trabalho, ganho algum dinheiro e então fumo crack. Depois, volto para o trabalho, ganho mais dinheiro e fumo mais crack de novo na sala. Essa é a minha adorável vida", disse ela.
Você sabia que vício tem cura?
A criação dessas salas foi uma tentativa de amenizar que pessoas usem entorpecentes ao ar livre, diante de pessoas que não aprovam as drogas. Mas essa atitude não mudará o que realmente precisa de uma mudança: o interior do víciado. A verdade que poucos conhecem é que o que alimenta o desejo pela droga em alguém é um espírito maligno. Assim que uma pessoa decide usá-la pela primeira vez, aquele mal se apodera dela e, enquanto ela não buscar a libertação no Senhor Jesus, continuará escrava dos seus vícios.
UNIVERSAL tem um projeto de esporte na Fundação CASA, para ajudar os jovens internos.
O esporte na minha juventude foi muito importante, pois eu me dediquei que nem cheguei perto das drogas, pois eu me preocupava em meu preparo físico. Foi através desta experiência, que o pastor Geraldo Vilhena Coordenador de Evangelização nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo teve a idéia de fazer um Projeto de Esporte, especialmente para os internos da Fundação Casa de São Paulo. Contando com a colaboração dos grupos de voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus. Os voluntários Walter obreiro da IURD do Brás, os palestrante do Dose Mais Forte da Zona Sul de São Paulo Amauri e Robson de Freitas do Dose Mais Forte de ITAPEVÍ zona Oeste são pessoas que tem colocado toda a sua fé neste projeto para tirar os jovens internos da Fundação Casa das DROGAS.
Então nesta última quinta feira foi realizado o primeiro campeonato tendo como resultado a vitória do Senhor Jesus.
Apertos de mão e uma medalha a todos.
O esporte ajuda na saúde física, espiritual e mental
Que o Senhor Jesus abençoe a todos e até o próximo campeonato.